Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros convivem com o diabetes, o equivalente a aproximadamente 7% da população adulta do país. No mundo, são 250 milhões de pessoas com a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para espalhar conhecimento sobre a condição, comemora-se, nesta quarta-feira (14), o Dia Mundial do Diabetes. Trata-se de uma condição crônica e sem cura relacionada diretamente à produção de insulina, que é um hormônio secretado pelo pâncreas, essencial para transformar o açúcar, amido e outros alimentos em energia.
Quando um paciente tem diabetes, o corpo dele não produz insulina suficiente ou não consegue usar eficazmente a que produz. Sem o hormônio, os níveis de glicose no sangue aumentam, uma condição chamada hiperglicemia, principal característica do diabetes. A doença, se não tratada, pode gerar danos nos rins, olhos, coração, nervos, vasos sanguíneos, entre outras complicações.
Mitos sobre a diabetes
Diabetes é causada pelo consumo de açúcar
Existem fatores externos relacionados ao desenvolvimento de diabetes, mas fatores genéticos desempenham um papel importante na propensão à doença. O diabetes tipo 2 está frequentemente associado à obesidade, ao envelhecimento e a alterações genéticas que favorecem a resistência à ação da insulina e redução da função das células responsáveis pela produção do hormônio. Já o diabetes tipo 1 é causado pela destruição autoimune dessas células, o que leva a uma deficiência grave da secreção de insulina.
Apenas pessoas com sobrepeso têm diabetes
Devido ao fato de ser causada pela destruição autoimune das células do pâncreas, a diabetes tipo 1 não tem a ver com o peso corporal. Já a diabetes tipo 2 é mais frequente em pacientes com sobrepeso, mas também pode ser causada por outros fatores, como envelhecimento e alterações genéticas.
Quem tem diabetes não pode comer carboidratos
Os pacientes com diabetes podem sim consumir carboidratos, mas com atenção e cuidado. É melhor evitar os carboidratos simples, como o açúcar, mel, melado, produtos lácteos e xarope de bordo. Esse tipo de açúcar, pela rápida absorção do intestino, podem causar um pico de açúcar no sangue.
Para os diabéticos, é melhor dar preferência aos carboidratos complexos, como batata doce, arroz integral, vegetais em geral, aveia, feijões, ervilhas, lentilhas e frutas.
Diabetes tem cura
A diabetes tipo 1, causada por fatores genéticos, não tem cura. A diabetes tipo 2 pode ser revertida nos casos de pacientes obesos que passam por cirurgia bariátrica.
Por ser saudável, o açúcar das frutas pode ser consumido à vontade
Apesar do açúcar contido nas frutas ser natural, elas não devem ser consumidas à vontade em pacientes com diabetes. É recomendado que o consumo seja equilibrado junto com os vegetais, totalizando aproximadamente 5 porções ao dia.