Ouvindo...

Maggie Smith sofria de doença autoimune que afeta os olhos; entenda

Atriz era reconhecida por sua interpretação da Professora Minerva McGonagall, em ‘Harry Potter’ e sofria de “Doença de ‘Graves’

Atriz sofria da Doença de Graves, uma condição autoimune que causa o movimento do olho para fora de sua órbita.

A atriz Maggie Smith, que morreu aos 89 anos, nesta sexta-feira (27) e era reconhecida por sua interpretação da Professora Minerva McGonagall, na saga Harry Potter e como Lady Violet, na série Downton Abbey, sofria de uma doença autoimune que afetava o movimento do olho para fora de sua órbita.

A notícia da morte da atriz, foi anunciada pelos filhos, Toby Stephens e Chris Larkin. Até o momento, a causa da morte ainda não foi divulgada, mas além de sobreviver ao diagnóstico de câncer de mama em 2007 e participar das filmagens de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” (2009) enquanto estava no meio da quimioterapia e precisar usar peruca, ela também sofria da doença de ‘Graves’, uma condição autoimune da tireoide que causa o movimento do olho para fora de sua órbita.

Entre seus colegas, Maggie era conhecida por seu humor e sua preocupação com a perfeição.

"É verdade que eu não tolero imbecis e, portanto, eles não me toleram. Por isso eu me irrito. Talvez seja por isso que sou boa o suficiente para interpretar velhas tolas”, confessou ao jornal “The Guardian” em 2014.

O que é a doença de ‘Graves’

A doença de ‘Graves’ é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico apresenta uma reação exacerbada, que faz com que o próprio organismo do paciente ataque a sua glândula tireoide, causando uma série de sintomas. Ela é considerada uma forma de hipertireoidismo, mas causa alguns sintomas adicionais que não acontecem nas formas mais tradicionais do hipertireoidismo. Também pode ser chamada de doença de Basedow-Graves.

Segundo o Ministério da Educação, o hipertireoidismo é um problema na tireoide (glândula que regula a função de órgãos importantes como o coração, o cérebro, o fígado e os rins), que se caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Quais são as causas da doença de Graves?

A causa da doença de Graves é autoimune. Assim, o sistema imunológico do paciente deixa de funcionar corretamente e acaba atacando sua tireoide, fazendo com que ela fique hiperativa. O desencadeamento do hipertireoidismo pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos, ao surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.

A causa mais comum de hipertireoidismo é a Doença de Graves, que ocorre quando o sistema imunológico começa a produzir anticorpos que atacam a própria glândula tireoide.

Leia também

Quais são os sintomas de doença de Graves?

  • um dos sintomas mais frequentes da Doença de Graves ocorre nos olhos (como no caso da atriz Maggie Smith). Podem ocorrer dor na movimentação, fotofobia (incômodo com a luz), olhos vermelhos e saltados;
  • nervosismo, ansiedade e irritação, assim como mãos trêmulaas e suor nas mãos;
  • podem ocorrer de perda de apetite, intolerância a temperaturas quentes, intestino solto, fraqueza nos músculos, queda de cabelo, perda de cálcio nos ossos;
  • aumento do volume da tireoide; bócio;
  • insônia;
  • perda de peso resultante da queima de músculos e proteínas.

Como é o tratamento de doença de Graves?

O tratamento deve ser introduzido assim que o problema for diagnosticado e depende da avaliação das causas da doença em cada paciente, com acompanhamento de um endocrinologista e dosagem hormonal verificada periodicamente. Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios.

Qual o diagnóstico da doença de Graves?

O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que ficam aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH.


Participe dos canais da Itatiaia:

Clique aqui e veja a lista dos candidatos a prefeito e a vereador de todas as cidades do país

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.