Ouvindo...

Tempo seco: especialista dá 6 dicas para melhorar o ar interno de casa

A reportagem da Itatiaia reuniu seis dicas para melhorar o ar na parte interna de casa

Belo Horizonte está há 150 dias sem chuva

Já não chove em Belo Horizonte há 150 dias, cinco meses sem chuva. O ar está cada vez mais seco e, a poluição misturada com a fumaça de queimadas, deixa uma névoa que encobre grande parte da região metropolitana. Para tentar reduzir esta dificuldade de respirar nestes dias de baixa umidade do ar, a reportagem da Itatiaia conversou com a pneumologista da Santa Casa BH, Michelle Andreata, que deu seis dicas para melhorar o ar na parte interna de casa.

  1. Hidratar: a primeira dica e mais importante é tomar água e ofertar água para aquela população que é mais vulnerável à desidratação, como idosos e crianças. Eles podem ter confusão mental, vômito e até febre decorrente da desidratação. Então é importantíssimo para que nosso corpo exerça as funções que precisam de água o tempo inteiro.
  2. Lavar narinas como soro fisiológico: essa ação vai fazer com que as mucosas da narina fiquem mais úmidas e facilite a respiração, tirando aquele desconforto de garganta seca, garganta arranhando, que traz nesse tempo seco. Se não for possível lavar o nariz, é importante aplicar o soro com um spray, por exemplo. Um spray nasal de soro fisiológico pode ajudar aí nos ambientes externos.
  3. Limpar a casa: é importante limpar as superfícies, ao invés de usar espanador e vassoura, usar um pano úmido, porque já umidifica o ambiente quando passa esse pano úmido pela casa.
  4. Espalhar toalhas molhadas e vasilha com água pela casa: estender toalhas umidificadas para que naturalmente o ambiente fique mais úmido. Se não for possível, coloque bacias de água nos cômodos da casa.
  5. Usar umidificador: para aquelas pessoas que têm umidificador, vale lembrar que é importante alternar os locais onde o umidificador fica, deixá-lo distante, pelo menos, um metro das pessoas e, se não for possível alternar o local, ligar e desligar ele em ciclos de, pelo menos, duas horas.
  6. Usar ventilador e ar-condicionado: para aqueles ambientes que têm ventiladores e ar-condicionado é importantíssimo colocar alguma fonte de umidificação, porque esses aparelhos podem diminuir ainda mais a qualidade da umidade do ar.

Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.