Internado há 41 dias, Divino Pereira Silva, de 76 anos, teve uma experiência diferente da rotina enquanto paciente do Hospital da Unimed, na região Leste de Belo Horizonte. Na tarde desta quarta-feira (12), o idoso saiu pela primeira vez da unidade de saúde para passear na Praça Floriano Peixoto, em frente ao hospital.
O momento foi celebrado por Divino, a filha dele e a equipe médica. Segundo a diretora médica do Hospital Unimed - Unidade Contorno, Viviane Cunha, ações como essa promovem a melhora na saúde do paciente. Além de ser um momento agradável para os profissionais de saúde. "É uma relação ganha-ganha, onde o paciente e a família ficam satisfeitos e nós também. A gente fica com o coração aquecido”, diz.
Após o passeio, Divino relatou que hoje foi o melhor dia da sua internação. “De 10 a 15 dias para cá, todos os dias eu tive uma melhora. Todos os dias eu subi um degrau. Hoje, então, foi superior. Foi maravilhoso porque foi um dia bom, agradável”, contou.
O idoso foi avaliado por um médico que o autorizou a sair para o passeio. Enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem participaram da operação para tirá-lo do quarto. Divino também foi acompanhado de perto pela filha.
Passeio pode aumentar imunidade e reduzir tempo de internação
Segundo Viviane, a exposição ao sol em pacientes com longo período de internação proporciona inúmeros benefícios tanto para a saúde física, quanto para a saúde mental. Entre eles estão a melhora na produção da vitamina D, fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico e saúde óssea, o estímulo da produção de serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, e a aceleração da cicatrização de feridas.
Além dos passeios em áreas ao ar livre, a médica comenta que o hospital tem outras ações para aliviar os dias de pacientes internados a muito tempo na unidade de saúde. “A gente já recebeu cães terapêuticos, comemoramos os aniversários dos pacientes.... A gente acredita no cuidado humanizado”, afirma Viviane.