Chegar à terceira idade saudável e lúcido é o objetivo de várias pessoas. Mas, afinal, como fazer para alcançar esse objetivo em meio ao aumento de doenças como o
Segundo Daniel Daneshvar, chefe da Divisão de Reabilitação de Lesões Cerebrais na Spaulding Rehabilitation Hospital, afiliada à universidade de Harvard, os superidosos são conhecidos por “manter o ápice da proeza mental bem até os 90 anos e evitar doenças como o
Como funciona o envelhecimento do cérebro?
Segundo o estudo da universidade, o
No caso dos superidosos, o cérebro encolhe cerca de metade da média, e habilidades de memória e cognição ficam semelhantes aos cérebros mais jovens.
Como ser um superidoso?
A maioria dos idosos analisados pelos estudiosos tem um fator em comum: a genética. Foram identificados cerca de 100 genes comuns entre os superidosos, geralmente ligados a benefícios neurológicos.
Porém, apesar de ser um fator, em sua maioria, genético, alguns
- Comer alimentos mais saudáveis - muitos superidosos seguem dietas ricas em alimentos com ômega-3, antioxidantes e outros nutrientes. Frutas vermelhas, aveia, salmão, oleaginosas, azeite de oliva, brócolis, couve-flor, entre outros alimentos.
- Ser mais ativo - ser engajado em atividades físicas também é uma grande ajuda. Exercícios físicos ajudam a manter o volume cerebral e a função cognitiva.
- Ser mais sociável - ter boas interações sociais ajuda a manter o cérebro mais saudável. O isolamento, segundo estudos, está associado a uma diminuição no volume de matéria cinzenta em algumas regiões do cérebro.
- Aprender coisas novas - estar aberto a novos aprendizados também auxilia a manter o cérebro saudável. Aprender uma nova língua, um instrumento ou ter algum hobbie é essencial.
- Ter boas noites de sono - ter noites de sono de 7 até 9 horas é essencial para manter o cérebro igual o de um superidoso.
*Com informações de Estadão