Ouvindo...

Covid-19 pode estar associada a perda da atividade cerebral; revela estudo

Uma pesquisa mostrou que jovens que tiveram a Covid-19 grave desenvolveram uma perda na atividade cerebral parecida com o que acontece com idosos

Imagem Ilustrativa

Pesquisadores holandeses e americanos publicaram nesta segunda-feira (5) uma pesquisa que mostra efeitos da Covid-19 grave no cérebro de pessoas de todas as idades. As alterações encontradas no cérebro de jovens, normalmente, acontecem apenas em idosos. Outros estudos também já demonstraram uma perda cognitiva e envelhecimento cerebral decorrentes da Covid-19.

O estudo analisou dezenas de amostras celebrais de pessoas mortas e revelou que as mudanças da atividade cerebral eram mais extensas em pessoas que haviam sido infectadas com a Covid-19 na forma grave. Além disso, outras 20 pessoas que não haviam se infectado foram estudadas, e apenas as mais velhas apresentaram alterações no cérebro parecidas com as infectadas pela Covid-19.

“Nosso estudo abre uma infinidade de questões importantes não apenas para entender a Covid-19, mas para preparar a sociedade para as consequências da pandemia a longo prazo”, explicou a neuropatologista Marianna Bugiani, do Amsterdam University Medical Centers, na divulgação da revista Nature Aging.

Os pesquisadores suspeitam que estas alterações na atividade cerebral podem ser causados indiretamente pela inflamação da Covid-19. Por isso, o grupo agora estuda para descobrir se infecções de outros vírus também podem causar o efeito.