Você sabia que a saúde bucal vai além da escovação dos dentes? Para muitas pessoas, a rotina de escovar os dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir é o necessário para manter os cuidados da boca. No entanto, os cuidados com a saúde bucal vão muito além.
No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal. Criada pela Federação Dentária Internacional (FDI) em 2007, a data foi lançada com os objetivos de aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal.
Confira os cuidados essenciais e melhores práticas para cuidar dos dentes.
O que é saúde bucal?
A saúde bucal se refere à saúde e bem-estar da boca, o que inclui: dentes, gengiva, língua, bochecha e lábio. Manter a saúde bucal é tão importante como a saúde do corpo em geral. ‘Problemas na boca, como lesões cariosas maltratadas, podem contribuir para doenças cardíacas e diabetes’, destaca o cirurgião dentista Adriano Rafael.
Cuidados essenciais
- Escovar os dentes: entre os principais cuidados para manter a saúde bucal é a escovação dos dentes após as refeições. ‘Principalmente antes de dormir, que ficamos muito tempo e é quando a boca fica mais propícia à proliferação de bactérias’, destaca o especialista.
- Usar fio dental: o uso de fio dental é muito importante porque é a 'única forma de higienizar e penetrar entre a região interdental, entre os dentes, para remover os restos de alimentos e placa bacteriana’, afirma Adriano Rafael.
- Usar enxaguante bucal: além de melhorar o hálito, o uso do produto ajuda na remoção de placa bacteriana.
- Utilize raspador de língua: o raspador é melhor que a escova para limpar a língua e remover qualquer tipo de bactéria
- Opte por creme dental com fluoreto: o fluoreto ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e a melhorar a sensibilidade
Vários alimentos, também, ajudam e favorecem a saúde dos dentes e da boca , como: frutas, vegetais, lácteos, entre outros.
No caso das crianças, os pais e responsáveis devem ajudar na escovação dos dentes e não deixar os pequenos ingerirem o creme dental com fluoreto. O excesso de flúor pode causar fluorose, que altera o esmalte dos dentes.
De quanto em quanto é recomendado ir ao dentista?
O tempo recomendado para ir ao dentista varia de acordo com a saúde bucal de cada um. ‘Quando o paciente tem uma boa saúde bucal é recomendado visitar o dentista de 6 em 6 meses, mas caso tenha algum problema periodontal ou problemas na gengiva é recomendado a visita a cada três meses’, afirma o dentista.
Como prevenir ação das bactérias e placas bacterianas? E se caso acontecer, como cuidar?
A escovação dos dentes adequada e rotineira é a principal prevenção das bactérias e placas, segundo o especialista. A prevenção também é feito pelo dentista.
‘A escovação mecânica feita no consultório odontológico, é quando o dentista usa uma escova com motor e pasta profilática para remover placas já calcificadas nos dentes’, explica Adriano Rafael.
Caso aconteça o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, o paciente deve recorrer à remoção no consultório odontológico.
*Sob supervisão de Enzo Menezes
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.