Ouvindo...

Mais consumido nesta época do ano, saiba quais são os benefícios do peixe para a saúde

De acordo com especialistas, o consumo da proteína deveria ser mais frequente durante todo ano

Período da Quaresma, em que os cristãos evitam comer carne vermelha, aumenta consumo de peixe

Estamos na quaresma, período dedicado a sacrifícios e reflexão para os católicos, época em que aumenta o consumo de peixe, já que os cristãos evitam comer carne vermelha. O peixe é considerado proteína saudável e, de acordo com especialistas, o consumo deveria ser mais frequente durante todo ano.

Segundo Raphaella Cordeiro, Nutricionista Clínica e Esportiva, o peixe é uma fonte de proteína de alto valor biológico. “É uma fonte de proteína magra na maioria das vezes. Alguns peixes, os mais gordinhos, possuem o ômega três, que é uma gordura muito boa, com potencial anti-inflamatório, prevenção de doenças cardiovasculares, melhora da cognição. Os peixes que mais possuem o ômega três são peixes, especialmente de águas mais profundas, águas mais frias como o salmão, a cavala, o arenque, o atum e a sardinha, sendo muito bem indicados para consumo. De forma geral é uma carne magra, muito bem indicada para variar a alimentação, intercalar com outras carnes, por exemplo. Quanto mais diversificada for nossa alimentação, mais nutritiva ela tende a ser”, detalha.

Devido aos benefícios da proteína, o recomendado é consumir mais peixe, do que carne vermelha no dia a dia. O ideal é em uma semana comer a carne vermelha, no máximo, duas vezes. Nos outros cinco dias, a carne vermelha deve ser substituída pela carne branca, sendo o peixe uma das opções para fazer essa variação.

O modo de preparo do peixe também interfere na qualidade nutricional do alimento. “A maneira ideal de preparo do peixe é fazer assado ou fritura sem ser de imersão, que a gente fala fritura no vapor, como é feito na AirFryer, para que ele continue sendo um alimento saudável e mais magro. A forma como a gente faz o alimento vai fazer com que ele fique no final mais ou menos saudável.

É importante alertar que os peixes podem oferecer risco para a saúde se a pessoa tiver algum tipo de alergia a peixes. Outro risco da proteína é a questão das espinhas que, podem ser perigosas se a pessoa não souber ou não tiver cuidado ao comer o peixe na hora da refeição.

Leia também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Jornalista formada pelo Uni-BH, em 2010. Começou no Departamento de Esportes. No Jornalismo passou pela produção, reportagem e hoje faz a coordenação de jornalismo da rádio Itatiaia.