A osteoporose é uma doença causada pela perda de massa óssea, deixando os ossos mais frágeis e porosos, o que pode aumentar as chances de fraturas. De acordo com a médica geriatra Simone Lima a doença é mais frequente nos idosos, mas pode acontecer em outros momentos da vida, em decorrência de outras doenças, como por exemplo, hipertireoidismo ou menopausa precoce.
Sintomas
Os sintomas da osteoporose são: retração gengival, diminuição da força para segurar algo, diminuição da altura corporal, dor nas costas, formigamento nas pernas, deformidade da coluna, dor no pescoço, dor no quadril. Observando qualquer um destes sinais, um médico deve ser consultado para fazer as avaliações devidas.
Prevenção
As pessoas mais jovens, podem prevenir a doença melhorando o pico de massa óssea ao longo da vida. “Consumir alimentos ricos em cálcio. Nós temos grande fonte de cálcio como leites e derivados. São várias opções de alimentos ricos em cálcio, como as verduras, por exemplo. Além disso, a Vitamina D que vai ajudar na absorção do cálcio, pra ele chegar aonde precisa. Fazer exercício físico também ajuda na melhora da saúde óssea. Agora se você tem 55 anos, 65 anos, não importa. Independentemente da idade, tente se alimentar de cálcio de forma adequada, tenha boa exposição solar pra ter uma boa quantidade de vitamina D e aproveitar o cálcio e não deixe de fazer exercício físico”, detalha a geriatra.
Tratamento
A osteoporose tem tratamento e quatro pilares importantes para minimizar os impactos da doença.
- Consumo de cálcio adequado, mínimo de mil miligramas por dia;
- Vitamina D que vai ajudar na absorção do cálcio;
- Atividade física que vai ajudar no equilíbrio e a evitar quedas e fraturas;
- Medicamentos necessários.
Continue informado: confira mais dicas e atualizações no mundo da
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.