Ouvindo...

Zanin convoca sessão extraordinária para referendar medidas impostas a Bolsonaro

Nesse tipo de sessão, não há debates nem sustentações orais — os ministros apenas registram seus votos, concordando ou discordando do relator

O ministro Cristiano Zanin, do STF

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou nesta sexta-feira (18) uma sessão extraordinária do Plenário Virtual para referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que impôs medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Nesse tipo de sessão, não há debates nem sustentações orais — os ministros apenas registram seus votos, concordando ou discordando do relator. A expectativa é que os demais integrantes da Primeira Turma votem ainda nesta sexta, embora o prazo oficial para encerramento da sessão vá até as 23h59 da próxima segunda-feira, dia 21.

Leia também

As medidas contra Bolsonaro incluem uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integral nos fins de semana, além da proibição de contato com embaixadores, autoridades estrangeiras e outros investigados, e de acesso a embaixadas e consulados.

A decisão de Moraes foi baseada em relatório da Polícia Federal, que acusa Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro de atuarem junto ao governo dos Estados Unidos para obter sanções contra autoridades brasileiras. A PF sustenta que a iniciativa teve o objetivo de pressionar o STF e interferir na Ação Penal 2668, em que o ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado.

Moraes apontou indícios de coação no curso do processo, obstrução de investigação criminal e atentado à soberania nacional. Para o ministro, houve tentativa de submeter o Judiciário brasileiro a pressões estrangeiras — algo que, segundo ele, atinge diretamente os pilares do Estado Democrático de Direito.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio