Pela quarta vez neste ano, o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Juliano Lopes (Podemos), assume interinamente, nesta quarta-feira (19), a prefeitura da capital mineira. Ele permanece no cargo até o próximo 23 de novembro. No período, o chefe do Executivo, Álvaro Damião (União Brasil), estará em viagem internacional. A vice-presidente do Legislativo municipal, Fernanda Pereira Altoé (Novo), ficará como presidente-interina da Casa.
Em abril, o prefeito viajou ao Peru, durante cinco dias, para evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em junho, Álvaro Damião foi a Israel, a convite da embaixada do país, para participar do evento “Projetos Municipais para a Segurança Pública e o Desenvolvimento Local”. Em outubro, o presidente da CMBH esteve interinamente na chefia do Executivo por 12 dias, quando Damião esteve em missão oficial na China.
Na ausência do prefeito, o cargo é assumido pelo vice. Em Belo Horizonte, contudo, não há vice-prefeito desde que Álvaro Damião assumiu a prefeitura após a morte do titular Fuad Noman. Com isso, o presidente da Câmara Municipal é o próximo a assumir suas funções.
“Ainda que não configurada a necessidade de autorização da Mesa Diretora para que o prefeito ausente-se do município no período, nos termos do artigo 84, X, da Lei Orgânica do Município, fui por ele convidado a assumir interinamente o exercício do cargo de prefeito no período da viagem, o que acolho com muita satisfação, esperando contribuir na boa condução dos assuntos da cidade”, diz Juliano Lopes.