O presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Sem partido), cobrou uma posição do governador Romeu Zema (Novo) sobre demandas apresentadas por prefeitos há exatamente um mês.
Segundo Falcão, Zema e seus secretários receberam uma comitiva da AMM no dia 23 de setembro e no encontro foi entregue ao governador um documento com várias demandas de municípios mineiros.
Entre as demandas estão melhorias em trechos de estradas estaduais, obras de saneamento básico e distribuição de energia, além de investimentos nos
“Hoje faz exatamente um mês da nossa reunião. Entregamos um documento ao governador e até agora não houve sequer uma resposta. Essa falta de diálogo preocupa muito os prefeitos mineiros”, afirmou Falcão.
Gastos extras
O prefeito afirmou que muitos municípios mineiros estão assumindo novas funções e que seria necessário um plano para que o estado também assuma suas funções nas cidades.
“Temos despesas estaduais que os municípios têm assumido. O estado é muito ágil quando tem que municipalizar alguma coisa. A Constituição fala que parte do ensino fundamental é de responsabilidade dos municípios e o estado tem feito um trabalho rápido de entregar essas escolas aos municípios. Só que os municípios também querem estadualizar o que é de responsabilidade do estado, por exemplo a PM, Polícia Civil, Bombeiros, muitos municípios cedem funcionários, imóveis, pagam aluguel, constroem delegacias. Sabemos que não é possível fazer uma mudança brusca, mas é preciso de um plano junto aos municípios”, avalia Falcão.
A reportagem da Itatiaia entrou em contato com a assessoria do governo estadual e assim que houver algum posicionamento a matéria será atualizada.