Foi protocolado, na tarde desta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, um projeto de lei da prefeitura que deve possibilitar a criação de um campus do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) na região do Barreiro. Esta seria a primeira unidade na capital.
Um encontro na manhã desta terça, na prefeitura, reuniu o prefeito Álvaro Damião (UNIÃO), o presidente da Câmara Municipal, Professor Juliano Lopes (PODEMOS), e vários parlamentares que representam a regional Barreiro. Além deles, também esteve presente o reitor do IFMG, Rafael Bastos Teixeira.
O texto prevê a criação da Operação Urbana Simplificada (OUS), que é um meio para que o governo federal inicie o empreendimento, considerado institucional. A previsão da Câmara é que o texto já possa ser aprovado em um prazo de 30 dias, e portanto, vai ter tramitação acelerada.
Atualmente, já existem 17 unidades do IFMG em Minas, e com o novo campus, mais de 1,5 mil alunos podem ser atendidos. A expectativa é que sejam ofertados cursos de Análises Clínicas, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Dietética, Radiologia e Cuidado de Idosos, entre outros.
O terreno, de mais de 8 mil metros quadrados, onde o IFMG pode ser construído, fica na avenida Waldyr Soeiro Emrich (Via do Minério), e foi doado pela Prefeitura de Belo Horizonte. Todos os recursos para a construção devem vir da União, e o investimento deve ser de R$30 milhões.