Ouvindo...

Prefeito de Mariana é vaiado em cerimônia do acordo de reparação do Rio Doce

Juliano Duarte teve seu discurso interrompido e presidente Lula pediu ao público respeito ao ato institucional

Prefeito de Mariana, Juliano Duarte, foi vaiado durante evento ao lado do presidente Lula

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), foi vaiado pelos atingidos pela barragem da Samarco ao ser anunciado em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na cidade história.

Duarte foi vaiado várias vezes durante seu discurso e teve de interromper sua fala. O presidente Lula pediu a palavra e falou que o público deveria deixar as “disputas locais” para outro momento.

“Gente, deixa eu pedir um favor para vocês. Esse momento é histórico para Mariana e para Minas Gerais. Não foi fácil construir esse acordo. Ele estava 8 anos parado e ninguém negociava. Hoje é um dia institucional. Quando terminar esse ato aqui a política regional pode voltar ao local e cada um fala o que quiser. Mas, nesse ato, o prefeito é nosso convidado. Não tem sentido a gente convidar e ele ser mal recebido. Ninguém convida ninguém para ser mal recebido. Então, queria que os companheiros que estão se manifestando contra, espere acabar o ato. Hoje é um dia institucional para a cidade de Mariana”, afirmou Lula.

Duarte foi um dos 20 prefeitos que não assinaram o novo acordo de repactuação celebrado pelo governo Lula com a Samarco e as controladoras Vale e BHP. Outros 26 chefes de exercícios assinaram o acordo.

O prefeito de Mariana é um dos prefeitos que esperam a ação de que corre em Londres, na Inglaterra, contra as mineradoras. Uma parcela dos atingidos discorda desta postura do chefe do executivo. No entanto, há quem defenda o posicionamento de busca um acordo mais justo na Europa.

Na contramão do que ocorreu com Duarte, a ministra do meio Ambiente, Marina Silva (Rede), foi aplaudida calorosamente ao ser anunciada.

Leia também

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.
Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.