Ouvindo...

Polarização política avança no Brasil, com 76% se declarando petista ou bolsonarista, diz Datafolha

O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente em 130 municípios no Brasil entre 29 e 30 de julho

Presidente Lula (PT) e ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

A polarização política avançou no Brasil, com 76% da população se identificando ou como bolsonarista ou como petista, indica a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8). Tecnicamente empatados, os grupos que se identificam mais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva representam 39%, enquanto aqueles que se dizem bolsonaristas são 37%.

O levantamento ouviu 2.004 pessoas presencialmente em 130 municípios no Brasil entre 29 e 30 de julho e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Entre os entrevistados, 18% se declararam neutros, 5% afirmaram não defender nem Lula nem Bolsonaro e 1% não soube responder.

A pesquisa foi feita antes da decretação da prisão domiciliar o ex-presidente pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mas depois da aplicação de medidas cautelares contra Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica e limitação de saídas à noite e aos fins de semana.

No último levantamento divulgado pelo instituto, em junho, os grupos estavam numericamente empatados, em 35% cada, e a quantidade de pessoas que se declaravam como neutras era maior do que a registrada atualmente, em 20%. O número de pessoas que não apoiavam nenhum dos políticos também era menor, em 7%.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.