Ouvindo...

PL expulsa deputado que criticou Trump e saiu em defesa de Moraes

Falas provocaram forte reação dentro da bancada do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro; deputado estava filiado ao partido desde a década de 1990

Deputado atuava como líder da bancada paulista na Câmara

Após pressão interna no PL, o presidente, do partido Valdemar Costa Neto, anunciou nesta quinta-feira (31) a expulsão do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP) após declarações públicas em que o parlamentar critica o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sai em defesa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em entrevista ao portal Metrópoles, Rodrigues classificou como “absurda” a aplicação da chamada Lei Magnitsky contra Moraes. As medidas anunciadas na quarta-feira (30) podem restringir o acesso de Moraes a serviços financeiros e tecnológicos em solo americano.

Leia também

“O Alexandre é um dos maiores juristas do país, extremamente competente. Trump tem que cuidar dos Estados Unidos. Não se meter com o Brasil como está se metendo”, declarou o deputado.

As falas provocaram forte reação dentro da bancada do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em nota, Valdemar confirmou a expulsão e disse que “a pressão da nossa bancada foi muito grande”.

“O que precisamos é de diplomacia e de diálogo, não de populismo barato, que só atrapalha o desenvolvimento da nossa nação. Chega de arrumar confusão. Temos que arrumar o Brasil”, afirmou o presidente da legenda. Ele também criticou a fala do deputado, dizendo que atacar Trump é “uma ignorância sem tamanho”.

Quem é o deputado?

Diferentemente da ala mais radical do partido, ligada ao ex-presidente Bolsonaro, Antônio Carlos Rodrigues é um político da ‘velha guarda’, e está filiado ao PL desde a década de 1990.

O político tem mais de 40 anos de vida pública. Foi vereador em São Paulo por quatro mandatos e presidiu a Câmara Municipal por quatro anos consecutivos. Assumiu como senador entre 2012 e 2014 e, no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), foi ministro dos Transportes de 2015 até o impeachment da presidente, em 2016. Em 2022, ele foi eleito deputado federal pelo estado paulista.

Procurado, o deputado ainda não se manifestou sobre a decisão do partido.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio