Itatiaia

PGR abre apuração sobre produção de relatório da PF divulgado por André Mendonça

Paulo Gonet quer esclarecer se houve interferência externa na elaboração do documento que cita Alexandre de Moraes e Daniel Vorcaro

Por
Paulo Gonet é procurador-geral da República • Roque de Sá/Agência Senado

A Procuradoria-Geral da República (PGR) informou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, que instaurou um procedimento para apurar a produção do relatório da Polícia Federal que embasou a decisão do ministro André Mendonça de retirar o sigilo de mensagens envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Em ofício enviado ao STF, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, afirmou que determinou a abertura de um Procedimento de Controle Externo da Atividade Policial para verificar as circunstâncias em que o documento foi produzido: "Determinei a instauração de Procedimento de Controle Externo da Atividade Policial, cujo resultado será, em tempo adequado, noticiado à Corte", informou Gonet.

Segundo a PGR, a Polícia Federal deverá esclarecer, entre outros pontos, se houve "ordem ou interferência externa" na elaboração do relatório que possa ter comprometido seu conteúdo. A iniciativa atende a um pedido de esclarecimentos feito pelo presidente do STF, Edson Fachin, após a divulgação do documento.

PGR questiona tramitação

Na manifestação enviada ao Supremo, a Procuradoria também afirma que não foi comunicada da decisão de André Mendonça que determinou a elaboração do relatório e retirou seu sigilo.

Para Gonet, o Ministério Público foi impedido de exercer o controle externo da atividade policial, atribuição constitucional da instituição: "No trâmite analisado, não foi dado espaço à manifestação da Procuradoria-Geral da República. Ao revés, a decisão foi ocultada do Ministério Público, que foi assim impedido de realizar o necessário controle externo da atividade policial", afirmou.

Relatório provocou crise no STF

Na última terça-feira (1º), André Mendonça retirou o sigilo de um relatório da Polícia Federal que reúne mensagens extraídas do celular de Daniel Vorcaro, investigado na Operação Compliance Zero. O documento aponta contatos e encontros entre Vorcaro e Alexandre de Moraes e registra conversas nas quais o empresário menciona o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o próprio procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Entre os registros estão mensagens que indicam reuniões em residências particulares, encontros em Brasília e em Campos do Jordão, além de tratativas relacionadas ao Fórum Jurídico de Londres, evento patrocinado pelo Banco Master.

Após a divulgação do relatório, Moraes pediu ao presidente do STF a abertura de investigação contra André Mendonça. Nesta sexta-feira (4), Edson Fachin decidiu reunir, em um único procedimento sob sua relatoria, as medidas adotadas pelos dois ministros, que passam a tramitar em um processo sem sigilo.

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

 

 

Belo Horizonte