As principais lideranças do MDB de Minas Gerais se reuniram em Brasília na quarta-feira (15) para avaliar o cenário eleitoral de 2026 e discutir possíveis nomes do partido que podem disputar o governo do estado e uma vaga ao Senado.
O presidente nacional da sigla, deputado Baleia Rossi, afirmou que o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, vem sendo sondado por vários pré-candidatos de diferentes partidos para compor uma chapa ao governo de MG. Rossi avaliou que Tadeu se tornou um “noivo cobiçado” para a disputa de 2026.
“O MDB possui o noivo cobiçado”, afirmou Rossi, referindo-se aos convites que o presidente da ALMG recebeu para compor chapas majoritárias dos pré-candidatos Mateus Simões (Novo), Cleitinho Azevedo (Republicanos) e Rodrigo Pacheco (PSD).
Veja mais:
Tadeu Leite, no entanto, tem dado declarações de que não pretende se lançar candidato ao governo e que vai focar sua atuação no comando da ALMG e nas negociações sobre a dívida de Minas com a União.
Após o encontro do MDB, o deputado voltou a falar de sua prioridade: “Meu primeiro compromisso é com a dívida do estado, que prejudica diretamente a vida do povo mineiro”.
Na reunião em Brasília, os emedebistas avaliaram também o nome do presidente estadual do MDB, deputado federal Newton Cardoso Júnior, como possível candidato ao Senado Federal.
Também participaram do encontro com a direção nacional do MDB os deputados João Magalhães, líder do governo Zema na ALMG, e o presidente municipal do partido, o ex-vereador Gabriel Azevedo.