Ouvindo...

MDB avalia candidatura ao Senado por Minas e cita ‘noivo cobiçado’ para eleição de 2026

Deputado Tadeu Martins Leite, presidente da ALMG, vem sendo tratado pela direção do partido como possível candidato ao governo de MG ou ao Senado

O presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite

As principais lideranças do MDB de Minas Gerais se reuniram em Brasília na quarta-feira (15) para avaliar o cenário eleitoral de 2026 e discutir possíveis nomes do partido que podem disputar o governo do estado e uma vaga ao Senado.

O presidente nacional da sigla, deputado Baleia Rossi, afirmou que o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite, vem sendo sondado por vários pré-candidatos de diferentes partidos para compor uma chapa ao governo de MG. Rossi avaliou que Tadeu se tornou um “noivo cobiçado” para a disputa de 2026.

“O MDB possui o noivo cobiçado”, afirmou Rossi, referindo-se aos convites que o presidente da ALMG recebeu para compor chapas majoritárias dos pré-candidatos Mateus Simões (Novo), Cleitinho Azevedo (Republicanos) e Rodrigo Pacheco (PSD).

Veja mais: O encontro entre Pacheco e Tadeuzinho e a costura para 2026

Tadeu Leite, no entanto, tem dado declarações de que não pretende se lançar candidato ao governo e que vai focar sua atuação no comando da ALMG e nas negociações sobre a dívida de Minas com a União.

Após o encontro do MDB, o deputado voltou a falar de sua prioridade: “Meu primeiro compromisso é com a dívida do estado, que prejudica diretamente a vida do povo mineiro”.

Na reunião em Brasília, os emedebistas avaliaram também o nome do presidente estadual do MDB, deputado federal Newton Cardoso Júnior, como possível candidato ao Senado Federal.

Também participaram do encontro com a direção nacional do MDB os deputados João Magalhães, líder do governo Zema na ALMG, e o presidente municipal do partido, o ex-vereador Gabriel Azevedo.

Leia também

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.