Ouvindo...

Lula rebate Trump e diz que Brasil ‘não ficará de joelhos’ para os EUA

Presidente nega que país seja mau parceiro comercial e afirma que democracia está julgando Bolsonaro

Lula rebate Trump e diz que Brasil não “ficará de joelhos” para os EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) respondeu nesta quinta-feira (14) às críticas feitas por Donald Trump, afirmando que o Brasil “não vai ficar de joelho” diante dos Estados Unidos. Lula acusou o republicano de mentir ao dizer que o país é um “péssimo parceiro comercial” e defendeu que o processo contra Jair Bolsonaro (PL) é conduzido pela Justiça dentro das regras democráticas.

As declarações de Trump foram dadas no mesmo dia, em entrevista a jornalistas na Casa Branca. Ao justificar o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros, o presidente norte-americano alegou que o Brasil cobra taxas “muito maiores” que as aplicadas pelos EUA e que, por anos, dificultou o comércio bilateral.

Leia também

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil acumula déficit na balança comercial com os Estados Unidos desde 2009. Em 2024, considerando bens e serviços, o saldo negativo superou US$ 28 bilhões.

Lula também fez uma comparação direta entre Bolsonaro e Trump. Disse que, se a invasão do Congresso americano tivesse ocorrido no Brasil, o ex-presidente norte-americano também responderia judicialmente, assim como acontece com o político brasileiro.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.