Ouvindo...

Governo lança ferramenta para evitar compra de celulares roubados

Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) reunirá informações de aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio

Consulta será feita por meio do aplicativo Celular Seguro

O governo federal oficializou a criação do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), ferramenta do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que reunirá informações de aparelhos com registro de roubo, furto ou extravio. A medida foi publicada na edição desta segunda-feira (14) do Diário Oficial da União.

A iniciativa consolida dados do programa Celular Seguro, do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI) e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), e possibilita que qualquer cidadão verifique, antes da compra, se um aparelho tem algum tipo de restrição.

“O cidadão tem o direito de saber se o celular que ele está comprando é roubado ou não. O cadastro é uma garantia ao cidadão. Com ele, a ferramenta Celular Seguro segue oferecendo mais segurança aos brasileiros na hora de adquirir um bem tão essencial na vida cotidiana como é o telefone móvel nos dias de hoje”, afirmou o secretário-executivo do MJSP, Manoel Carlos de Almeida Neto.

Para consultar, o usuário precisa baixar o aplicativo Celular Seguro e informar ao sistema o número do IMEI, identificação única do aparelho. A busca pode ser feita manualmente ou por leitura do código de barras diretamente na tela do celular.

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.