O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo em suas redes sociais no qual aparece plantando um pé de uva no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência. Durante o registro, Lula se dirige ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o convida a conhecer o “Brasil verdadeiro”, reforçando o desejo de conversar pessoalmente com o líder norte-americano.
Veja o vídeo:
“Por isso, Trump, eu queria aproveitar este sábado, em que estou plantando o pé de uva Vitória aqui no Palácio da Alvorada, um lugar que eu espero que um dia você possa visitar, para que a gente possa conversar e para que você conheça o Brasil verdadeiro”, disse o presidente.
Lula destacou que está “plantando comida, e não violência ou ódio” e mencionou que a uva, desenvolvida pela Embrapa, pode ser incluída na merenda escolar, caso seja necessário, como parte das medidas para enfrentar a sobretaxa de 50% aplicada pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, vigente desde 6 de agosto.
O presidente americano justificou a tarifa como forma de combater políticas “incomuns” do governo brasileiro que, segundo ele, prejudicam empresas norte-americanas e impactam a política externa e a economia dos EUA. Além disso, a sobretaxa aplicada aos produtos brasileiros também envolve um contexto político, já que Trump tem agido contra o Brasil em razão do julgamento sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acusado de tentativa de golpe de Estado. Segundo Trump, o Brasil estaria promovendo uma ‘caça às bruxas’ contra Bolsonaro.
No vídeo, Lula reforçou o caráter simbólico da ação e ressaltou o perfil do “Brasil verdadeiro”, formado por um povo que aprecia samba, Carnaval, futebol e mantém relações amistosas com diversos países: Estados Unidos, China, Rússia, Uruguai e Venezuela.
Recentemente, Lula também enviou convite a Trump para participar da COP30, que será realizada em novembro em Belém, no Pará.
“Espero que um dia possamos conversar, presidente Trump, para o senhor conhecer a qualidade do povo brasileiro”, concluiu o petista.