Itatiaia

Mendonça suspende 'Rap do Silva' de Lula por não citar nome de Alckmin

Decisão liminar do ministro André Mendonça, do TSE, atende parcialmente pedido da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) por desrespeito à lei eleitoral

Por
Lula e Alckmin
Lula e Alckmin • RICARDO STUCKERT

O ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nessa terça-feira (1º) a suspensão de uma propaganda eleitoral da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República. A medida foi tomada porque o material, veiculado com o jingle "Rap do Silva", não trazia o nome do candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB). A decisão será levada ao plenário do TSE em sessão virtual.

A decisão de Mendonça, que tem caráter liminar, atende parcialmente a uma ação movida por Flávio Bolsonaro (PL), também candidato ao Planalto. A representação foi protocolada em 28 de agosto, data em que a peça foi exibida no primeiro bloco de inserções do horário eleitoral gratuito na televisão.

Segundo a campanha de Flávio Bolsonaro, a inserção era dedicada exclusivamente à trajetória de Lula, com uma adaptação do jingle "Rap do Silva", e não fazia nenhuma referência a Alckmin.

A legislação eleitoral determina que propagandas de candidatos a cargos majoritários devem citar também o nome do vice, em tamanho de letra equivalente a pelo menos 30% do nome do titular da chapa. Esta exigência está prevista no artigo 36 da Lei das Eleições e em resolução do TSE de 2019.

Mendonça destacou que a jurisprudência do TSE trata essa exigência como objetiva, cabendo a identificação do vice sempre que o nome do titular da chapa é divulgado.

A determinação do ministro nesta terça-feira é restrita à propaganda específica contestada por Flávio Bolsonaro. Mendonça não acolheu o pedido para obrigar a coligação de Lula a identificar Alckmin em todas as propagandas futuras, considerando desnecessária, neste momento, uma ordem genérica nesse sentido.

A propaganda poderá voltar a ser veiculada caso se adeque às exigências legais de menção ao candidato a vice.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte