Quaest: vantagem de Lula cai para rivais em disputa no segundo turno de 2026

Mesmo ainda ficando na frente de nomes como Tarcísio de Freitas e Romeu Zema, o presidente viu a vantagem diminuir nesta última pesquisa divulgada

O presidente está atualmente em Belém, no Pará, acompanhando a COP 30.

A recente pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (13), voltou a apontar um empate técnico entre o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno nas eleições de 2026.

Bolsonaro, no entanto, está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não poderá disputar o pleito no próximo ano.

O levantamento mostra que Lula teria 42% das intenções de voto em um cenário de segundo turno contra Bolsonaro, que aparece com 39%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos — o que configura empate técnico.

Além do ex-presidente, a vantagem de Lula diminuiu em relação aos governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do Paraná, Ratinho Jr. (PSD); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD); e também em relação ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

Leia também

Na comparação com o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), a vantagem de Lula oscilou quatro pontos para baixo, no limite da margem de erro.

Em relação à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), a vantagem do presidente também oscilou quatro pontos para baixo, dentro da margem de erro.

Veja as variações:

  • Jair Bolsonaro: vantagem de Lula caiu de 10 para 3 pontos entre outubro e novembro, passando de vitória do petista para empate técnico;
  • Ciro Gomes: oscilou de 9 para 5 pontos;
  • Tarcísio de Freitas: caiu de 12 para 5 pontos;
  • Ratinho Júnior: caiu de 13 para 5 pontos;
  • Romeu Zema: caiu de 15 para 7 pontos;
  • Ronaldo Caiado: caiu de 15 para 7 pontos;
  • Michelle Bolsonaro: oscilou de 12 para 9 pontos;
  • Eduardo Bolsonaro: caiu de 15 para 10 pontos;
  • Eduardo Leite: caiu de 23 para 13 pontos.

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 6 e 9 de novembro. Foram entrevistadas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...