Ouvindo...

STF deve convocar sessão extraordinária para referendar decisão de Moraes contra Bolsonaro

Análise será feita já nos próximos dias pela Primeira Turma da Corte, em meio ao período de recesso do Judiciário

Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília

O Supremo Tribunal Federal deve convocar uma sessão extraordinária no Plenário Virtual para referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que impôs medidas restritivas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A análise será feita já nos próximos dias pela Primeira Turma da Corte, em meio ao período de recesso do Judiciário.

Leia também

Na decisão, Moraes atendeu a um pedido da Polícia Federal, com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República, e determinou o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno nos dias úteis e integral nos fins de semana, além da proibição de contato com autoridades estrangeiras, outros investigados e acesso a embaixadas e consulados.

Bolsonaro é investigado por suposta coação no curso do processo, obstrução de justiça e atentado à soberania nacional. Segundo a PF, ele e o deputado Eduardo Bolsonaro atuaram de forma “dolosa e consciente” para influenciar o governo dos Estados Unidos a adotar sanções contra autoridades brasileiras, com o objetivo de pressionar o STF e enfraquecer a ação penal em que o ex-presidente é réu por tentativa de golpe de Estado.

Para Moraes, há indícios claros de que Bolsonaro tentou submeter o Judiciário brasileiro ao crivo de um governo estrangeiro, o que, segundo ele, representa risco ao Estado Democrático de Direito. A decisão será avaliada em caráter de urgência, e o ministro ressaltou que a soberania nacional é inegociável.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio