Depoimento do secretário da Conafer é adiado na CPMI do INSS

Silas da Costa Vaz apresentou atestado médico alegando dengue; presidente da ABCB será ouvido com habeas-corpus

CPMI do INSS nesta quinta-feira (4)

O depoimento do secretário da Conafer, Silas da Costa Vaz, previsto para esta quinta-feira (4),na CPMI do INSS, foi adiado. O secretário apresentou atestado médico informando que está com dengue, e, por isso, não pôde comparecer à oitiva. A comissão ainda não definiu uma nova data para o depoimento.

Na mesma reunião, a CPMI vai ouvir o presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), Américo Monte Júnior. Segundo o autor do requerimento, deputado Rogério Correia (PT-MG), a convocação de Monte Júnior é necessária “para esclarecer questões relacionadas à atuação da entidade no contexto do escândalo envolvendo o INSS, que apontou possíveis irregularidades na gestão e descontos indevidos em benefícios previdenciários”.

O presidente da ABCB comparecerá à comissão amparado por habeas corpus, garantindo seu direito de permanecer em silêncio sobre perguntas que possam incriminá-lo, mas ainda assim prestará informações formais à investigação.

Leia também

A CPMI do INSS continua investigando suspeitas de irregularidades em descontos em folha, empréstimos consignados e outras possíveis fraudes envolvendo aposentados e pensionistas. A presidência da comissão reforça que seguirá requisitando documentos e ouvindo testemunhas para avançar na apuração, mesmo diante de adiamentos pontuais.

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Ouvindo...