O Banco Central anuncia o novo presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Ricardo Andrade Saadi, que assume a partir de 1º de julho, no lugar de Ricardo Liáo, que está à frente do Coaf desde agosto de 2019.
Saadi é delegado da Polícia Federal (PF),e atualmente ocupava o cargo de diretor de investigação e combate ao crime organizado e à corrupção na PF. Além disso, já foi conselheiro do Coaf. Sua indicação ao cargo acontece de forma estratégica: “Sua larga experiência contribuirá para a missão do Coaf de produzir inteligência financeira e supervisionar setores econômicos para proteção da sociedade contra a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa”, disse o BC em nota
Gabriel Galípolo, presidente do BC, agradeceu ao trabalho prestado por Ricardo Liáo, que é servidor aposentado da autoridade monetária, pelos serviços prestados com empenho, dedicação e profissionalismo ao longo do período em que se dedicou ao Coaf”.
O que é o Coaf?
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras é a Unidade de Inteligência Financeira do Brasil, a autoridade central do sistema de prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa, especialmente no recebimento, análise e disseminação de informações de inteligência financeira.