A convenção estadual do MDB, realizada neste sábado (14) em Belo Horizonte, foi marcada pelos pedidos para que o deputado Tadeu Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se lance candidato ao governo do estado na eleição de 2026.
Em seu discurso, Tadeu Leite falou sobre os trabalhos que vem conduzindo à frente da ALMG, mas desconversou sobre uma possível candidatura e disse que a eleição está muito longe.
“O foco é 100% tomar conta da Assembleia, organizar, temos muitos desafios. Especialmente os projetos do Propag, temos 13 projetos que são fundamentais para o futuro do estado. Agora, obviamente, sou filiado no MDB desde 2005 e meu compromisso é fortalecer o partido, viajar pelo interior, conversar com os nossos correligionários”, afirmou Tadeu Leite.
Contra a polarização
Perguntado se considera possível a construção de um nome de centro, que não esteja tão ligado à polarização política, Tadeu avaliou que essa é a característica do MDB e que tem trabalhado para reduzir a animosidade entre os extremos.
“Essa construção eu venho fazendo independente de candidatura ou não. Acho que os extremos fazem muito mal para o país quando focam em apenas uma discussão. A direita e a esquerda tem boas contribuições para o país, então temos que dialogar com todos. Mas não consigo olhar a política reconhecendo apenas um lado. E é assim que o MDB encara a política”, disse o presidente da ALMG.
Até o momento, os principais nomes cotados para a disputa do governo de Minas são do vice-governador
“O trabalho na ALMG demanda muita conversa e muito diálogo. Hoje, grande parte das pessoas está cansada da polarização, da briga e do bate-boca desnecessário. Se eu aprendi algo nos quatro mandatos como deputado é que nós temos a oportunidade de transformar a vida das pessoas para melhor. E como fazemos isso? Primeiro é indo na ponta, vendo os problemas de perto e se debruçando sobre os problemas”, continuou o deputado.
Durante a convenção, que reconduziu o deputado Newton Cardoso Jr no comando do MDB em Minas, vários políticos defenderam o lançamento da candidatura de Tadeu Leite.
“O MDB tem que ter candidatura ao governo de Minas Gerais. E o nosso candidato é Tadeuzinho. Time grande tem que entrar em campo”, afirmou Gabriel Azevedo, presidente do MDB em Belo Horizonte.