O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Paulo Azi (União-BA), escolheu nesta terça-feira (17) o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) como relator do processo de cassação do mandato da
A parlamentar foi condenada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão e a perda do mandato parlamentar por ter coordenado uma invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Zambelli está na Itália, onde tem cidadania, e é considerada foragida internacional pela Justiça brasileira, com o nome incluído na lista vermelha de procurados da Interpol.
Entretanto, a cassação ainda depende do aval dos deputados. Se a medida for aprovada na CCJ, ainda terá que ser analisada no plenário da Câmara, onde são necessários 257 votos para que Zambelli perca o mandato.
Quem é o relator
Integrante da oposição ao governo Lula (PT), Garcia está em seu terceiro mandato como deputado federal e é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família.
Em 2021, ele respondeu a um processo no Conselho de Ética da Câmara após discutir com o então deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), atual ministro do Desenvolvimento Agrário. O caso foi arquivado após o parlamentar paranaense se desculpar.
Garcia também foi um apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).