Ouvindo...

Bolsonaro diz que, se houver sinalização de Lula, negocia tarifaço com Trump

O ex-presidente defendeu uma conversa do Brasil com os EUA

Jair Bolsonaro falou com jornalistas nesta quinta-feira (17) no Senado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quinta-feira (17) que estaria disposto a negociar diretamente com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, as tarifas anunciadas por ele sobre produtos brasileiros.

Segundo Bolsonaro, isso seria possível caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desse um sinal positivo e seu passaporte, atualmente apreendido pela Polícia Federal (PF), fosse devolvido.

“Se o Lula sinalizar para mim, eu sei que não é ele que vai dar o passaporte, eu negocio com o Trump. (...) Quem não vai conversar vai pagar um preço alto”, afirmou o ex-presidente em conversa com jornalistas no Senado.

Leia também

O passaporte de Bolsonaro foi suspenso em 8 de fevereiro de 2024 por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado.

Eduardo nos EUA

Bolsonaro também defendeu a permanência do deputado licenciado e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. De acordo com o ex-presidente, se o parlamentar voltar para o Brasil, pode ser preso.

“Se Eduardo vier para cá, ele está preso. Ou não está? Pelo que eu sei, ele não vem pra cá. Vai ser preso no aeroporto’, falou o ex-presidente.

A licença de Eduardo se encerra no próximo domingo (20). Caso não retorne às atividades, ele corre o risco de perder o mandato, caso ultrapasse o limite de um terço de faltas nas sessões da Câmara.

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e especialista em Língua Portuguesa pelo Centro Universário de Brasília (Uniceub), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio