Ouvindo...

Lula fará pronunciamento na TV reagindo ao tarifaço de Trump contra o Brasil

Pronunciamento será exibido em rede nacional; governo teme impacto nas exportações e no emprego após aumento de tarifas dos EUA

Lula gravou pronunciamento à nação na última quarta-feira (16)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai se pronunciar em rede nacional de rádio e TV na noite desta quinta-feira (17) para falar sobre o tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.

Leia também

O aumento das tarifas foi anunciado no dia 9 de julho pelo ex-presidente Donald Trump e afeta setores como agronegócio, siderurgia e indústria. O governo brasileiro teme impactos na economia, com risco de queda nas exportações e perda de empregos.

A declaração de Lula já foi gravada na noite de quarta-feira (16) e será exibida em horário nobre. No discurso, o presidente deve reafirmar a soberania do Brasil, defender o diálogo com os EUA e prometer ações para proteger a economia nacional diante das tárifas.

A missão de negociar as tarifas e lidar diretamente com a insatisfação de empresários brasileiros está com o vice-presidente Geraldo Alckmin. O Itamaraty também discute medidas com a Organização Mundial do Comércio.

Nossos repórteres escrevem todos os dias notas dos bastidores de Brasília
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio