O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), participou na manhã desta terça-feira (12), do seminário da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, que discute a modernização da frota de ônibus públicos e melhorias para o transporte coletivo de grandes cidades.
“Buscamos soluções para os desafios da mobilidade urbana em Belo Horizonte, especialmente no que diz respeito ao transporte coletivo. Temos que ter humildade e buscar coisas boas que acontecem em outros lugares, não tenho problema nenhum em copiar o que está dando certo em outro lugar. Acreditamos na importância de aprender com outras cidades, adaptando boas práticas para a capital mineira. Não hesitamos em replicar soluções eficazes, pois o foco é atender às necessidades da população de BH”, afirmou Damião.
O prefeito falou também da expectativa para receber novos ônibus elétricos que estão sendo comprados pela prefeitura de BH. Damião espera que os veículos mais modernos já estejam operando a partir de 2026.
“Em breve, receberemos a liberação do BNDES, que já está em fase final, para a compra de 100 ônibus elétricos, que estarão à disposição dos belo-horizontinos, provavelmente a partir do próximo ano. Após a compra dos ônibus elétricos, há um processo que demanda tempo, pois a demanda é alta. É gratificante observar que as empresas envolvidas são brasileiras, muitas delas sediadas aqui, e exportam tecnologia para o mundo”, afirmou o prefeito de BH.
“Em Belo Horizonte, levaremos não apenas ônibus elétricos, mas também tecnologias de informação, integração com semáforos, e mais corredores exclusivos para ônibus. O objetivo é otimizar a velocidade, proporcionando mais agilidade e conforto aos usuários, incentivando o uso do transporte coletivo. Nossa frota já é reconhecida como uma das mais modernas do Brasil, mas buscamos aprimorá-la continuamente, e os ônibus elétricos serão um grande passo nesse sentido”, finalizou Álvaro Damião.