Ouvindo...

Vereador admite ter colocado laxante no copo de colega para que parasse de ‘pegar no pé’ dele

Dito Pistola chegou a registrar um boletim de ocorrência após sentir um gosto adocicado na água, acreditando que poderia ter sido envenenado

Vereador negou que tenha tido intenção de envenenar o colega

O vereador de Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas Gerais, Carlos Roberto Dias (União Brasil), o “Gato da Corrida”, admite, em um vídeo que circula nas redes sociais, que teria colocado laxante em um copo de água destinado ao também vereador da cidade Benedito Ribeiro, o “Dito Pistola (PL)”. O parlamentar afirma nas imagens que teria feito isso para que o colega saísse de uma reunião na Câmara Municipal e parasse de “pegar no pé” dele.

“Ele ficava pegando no meu pé, chamando de puxa-saco do prefeito. Então, um dia eu falei que tinha que tirar esse rapaz do meu pé”, afirma o vereador. “Então pinguei um pouco de laxante na água dele para ver se dava uma dor de barriga, para ele sair um pouco da reunião para parar de pegar no meu pé”, acrescenta.

Leia também

Dito Pistola chegou a registrar um boletim de ocorrência após sentir um gosto adocicado na água, acreditando que poderia ter sido envenenado. Ele acionou a Polícia Militar e afirmou que, após beber o líquido, teria sentido uma “tremedeira” nas mãos. Com isso, passou a desconfiar que algo poderia ter sido colocado em seu copo.

O Boletim de Ocorrência ainda informa que ele pediu que outros parlamentares tomassem da água, incluindo Reinaldo Galinho (Cidadania), Alexandre Dulle (Novo) e o próprio Carlos Roberto Dias. O advogado da Câmara também provou o líquido e relatou o mesmo gosto adocicado. O material foi recolhido e encaminhado à perícia da Polícia Civil.

No vídeo divulgado nas redes, Carlos Roberto chega a falar sobre a suspeita, e negou que tenha tentado envenenar o colega parlamentar. “Eu não estava aguentando mais o Dito fazer isso comigo. Eles falam que laxante é veneno, é mentira. Eu tomo isso. Quando eu saio para tomar umas cervejas, como muito ou bebo muito, eu tomo o laxante para dormir de barriga vazia e correr”, diz o vereador no vídeo.

A reportagem da Itatiaia não conseguiu contato com os vereadores envolvidos, mas o espaço continua aberto.

Câmara abriu sindicância para apurar o ocorrido

A Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí informou à reportagem da Itatiaia que abriu uma sindicância administrativa para “rigorosa apuração dos fatos”, que ocorreu em sessão ordinária no último dia 20 de maio. Durante a apuração, segundo a Casa, foram colhidos depoimentos de vereadores e de servidores.

“Um dos parlamentares admitiu ter adicionado uma substância laxativa (DulcoLax Gotas) ao copo de água destinado a um colega, alegando tratar-se de uma ‘brincadeira’. O depoente assumiu total responsabilidade pelo ato, apresentando pedido de desculpas. As imagens do sistema de monitoramento interno da Câmara Municipal corroboram os fatos apurados”, diz a nota, que não identifica o vereador.

O relatório foi encaminhado à “autoridade policial competente” para apuração de eventual infração penal no caso. A conduta do parlamentar passará, agora, por análise da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara.

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.