Ouvindo...

Moro diz que ‘razão humanitária’ não justifica asilo à ex-primeira-dama do Peru

Em entrevista à Itatiaia, o senador, que pediu a oitiva, criticou o ministro Mauro Vieira e afirmou que as respostas dadas à CRE no Senado não foram satisfatórias

Senador e ex-juiz, Sérgio Moro (União Brasil).

Na avaliação do senador Sérgio Moro (União Brasil) as respostas do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, na audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no Senado, não foram satisfatórias e não justificam o asilo à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia.

“Asilos são para pessoas que estão sendo perseguidas politicamente, por um crime de opinião ou uma acusação falsa por motivos políticos. Não existe o menor indicativo de que este é o caso do Peru”, disse o senador em entrevista ao programa Itatiaia Agora.

Leia também

A ex-primeira-dama, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, foi condenada por 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro. A Justiça peruana condenou Heredia e o marido em abril por receberem contribuições ilegais da construtora brasileira Odebrecht e também do governo venezuelano em duas campanhas presidenciais.

Humala foi preso, mas Heredia recebeu asilo do governo brasileiro e veio para o país em um avião da Força Área Brasileira (FAB).

Na audiência, o ministro disse que a decisão foi tomada com base em critérios humanitários, seguindo um acordo firmado entre Brasil e Peru em 1957. De acordo com Vieira, Heredia passou por uma cirurgia grave na coluna cervical e está em recuperação. O senador, no entanto, discorda. Moro afirma que a justificativa de “causa humanitária” não é “razoável”. “O Peru tem hospitais, tem capacidade de abrigar a ex-primeira-dama na prisão e oferecer tratamento de saúde ao mesmo tempo”, disse para a reportagem.

Ele argumenta que essa, e outras decisões do governo federal — como, por exemplo, o último encontro do presidente Lula (PT) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin —, deixam “a reputação internacional do Brasil no chão”.

Assista à entrevista na íntegra:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio