O senador Sérgio Moro (União-PR) criticou neste sábado (19) a decisão do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de
Moro acusou o chanceler Mauro Vieira de mentir, ao justificar
“O chanceler Mauro Vieira ofende a inteligência dos brasileiros e do Congresso ao mentir na TV que a concessão do asilo à corrupta Nadine Heredia foi sua iniciativa e que os motivos são humanitários”, afirmou o senador, em uma publicação nas redes sociais.
Nadine e o filho, de 14 anos, desembarcaram na quarta-feira (16), no Brasil, em um voo da Força Aérea Brasileira, após o governo do Peru conceder um salvo-conduto para que ambos pudessem deixar o país.
O chanceler Mauro Vieira alegou que o asilo político foi concedido nos termos da Convenção de Asilo Diplomático, assinada pelo Brasil e o Peru, em 28 de março de 1954, e que levou em consideração questões humanitárias.
“Ela foi submetida, recentemente, a uma grave cirurgia na coluna, e que precisa de tratamento médico. Ela tinha em sua guarda um filho menor, de 14 anos, que ficaria totalmente abandonado”, justificou Mauro Vieira, em entrevista à CNN.
Os dois foram condenados pela Justiça peruana a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro, em um caso envolvendo a antiga construtora brasileira Odebrecht (atual Novonor) e o governo do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.