Moraes determina que Collor fique em presídio em Alagoas

Ministro também ordenou que PGR avalie pedido da defesa para que o ex-presidente cumpra pena domicilar

Collor deverá ficar em um presídio em Alagoas conforme decisão do STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (25) que o ex-presidente da República Fernando Collor de Mello fique detido, em regime fechado, na Ala Especial do Presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL).

Além disso, Moraes ordenou que a direção do presídio informe, em até 24 horas, se tem totais condições de tratar da saúde do ex-presidente. O magistrado determinou ainda que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o pedido da defesa para que Collor cumpra a pena de 8 anos e 10 meses em prisão domiciliar.

Fernando Collor foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, em ação derivada da Operação Lava Jato. O caso foi julgado pelo STF devido ao foro privilegiado que o ex-presidente tinha à época, quando era senador pelo PTB de Alagoas.

A Corte ainda julga a decisão de Moraes que ordenou a prisão na quinta-feira (24). Até o momento, quatro ministros já votaram pela manutenção da medida, mas Gilmar Mendes pediu para levar o caso ao plenário físico da Corte.

Leia também

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Ouvindo...