Ouvindo...

‘Entrada de imigrantes ilegais nos EUA caiu em 90%’, diz porta-voz de Trump no Brasil

Luke Ortega afirmou que política rigorosa do governo Donald Trump já está apresentando resultados

Luke Ortega, porta voz do governo dos EUA no Brasil

O porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Luke Ortega, afirmou que o número de imigrantes ilegais que tentavam entrar no país norte-americano caiu mais de 90% desde o início do governo Donald Trump.

Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Ortega afirmou que a política rigorosa implementada pelo governo Trump já está apresentando resultados e o recado é claro para quem planeja migrar para os EUA sem autorização: “Não vá, você vai ser preso e você vai ser deportado. Não tem mais jeito de ficar nos EUA de forma ilegal. E para quem está ilegalmente nos EUA, está na hora de voltar”.

“Os Estados Unidos está implementando neste momento várias medidas rigorosas e históricas para controlar a imigração ilegal. É o presidente Trump cumprindo uma promessa de campanha. Para resumir: temos visto uma queda significativa, de mais de 90%, das pessoas tentando entrar em nossas fronteiras. Então, as pessoas que estão considerando entrar ilegalmente nos EUA, é preciso entender que o melhor é não tentar. Você vai ser preso e deportado”, afirmou Luke.

38 mil brasileiros ilegais

Segundo o porta-voz de Trump no Brasil, o governo americano já prendeu ou monitora cerca de 38 mil brasileiros que estão ilegalmente nos EUA, sendo uma parcela significativa de mineiros.

“Falando sobre quem já é preso e está esperando a deportação, estamos falando de cerca de 38 mil brasileiros. Na realidade, é uma parcela modesta do total de imigrantes ilegais nos EUA. Desde o início do ano foram mais de 600 brasileiros deportados. Temos uma boa colaboração com o Brasil para que esses voos de deportação aconteçam de maneira segura e frequente”, afirmou Luke Ortega.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.