Os prefeitos
O PPP Américas reúne 600 participantes, incluindo autoridades, investidores e especialistas de 25 países da América, Ásia e Europa para debater a importância das parcerias público-privadas (PPP) na
Nesta terça-feira (8), Dieguez representou Nova Lima na discussão sobre a transformação digital aplicada às PPPs. Durante o painel, o prefeito destacou o papel da tecnologia na modernização da gestão pública e no aprimoramento dos serviços oferecidos à população.
Segundo ele — único brasileiro a participar da discussão no primeiro dia do evento —, a transformação digital é “um caminho sem volta para a eficiência, transparência e qualidade de vida nas cidades”.
Além de Dieguez, também participaram da plenária nomes como Elizabeth Robberechts (diretora e chefe de divisão de infraestrutura e energia do BID Invest), Natalia Laguyás (especialista líder do BID Lab), Teresa Maria Gomes de Almeida (CEO da Internet Para Todos, Peru) e Jonathan Hatwell (embaixador da União Europeia no Peru).
Álvaro Damião também acompanhou a abertura, sendo o único prefeito entre as capitais brasileiras a participar do evento. “Fomos convidados a vir para o Peru representar Belo Horizonte e, consequentemente, representar o Brasil, porque aqui estão 25 países sendo representados por líderes das américas e do Caribe. Aqui falaremos sobre PPPs. Belo Horizonte é referência nacional e internacional em algumas PPPs, como, por exemplo, as nossas EMEIs e os nossos centros de saúde”, afirmou.
Atualmente, 53 centros de saúde já foram entregues em Belo Horizonte em parceria com a iniciativa privada. Na área da educação, foram 47 escolas de ensino infantil e cinco de ensino fundamental, sendo a última a EMEI Tupã.
Damião irá participar de um painel nesta quarta-feira (9) apresentando a experiência de BH na implementação de projetos estruturantes via PPPs com o tema de “Alianças pela água e saneamento”.