Ouvindo...

Aro toma posse como secretário de Governo e adota tom conciliador ao falar sobre a ALMG

De acordo com o novo secretário, adesão do estado ao Propag é a principal prioridade de sua pasta a partir de agora

Marcelo Aro tomou posse nesta quinta (20) como Secretário de Governo

O ex-deputado federal Marcelo Aro (PP) tomou posse nesta quinta-feira (20) como novo secretário de Governo de Minas Gerais. Ele já chefiava a Secretaria da Casa Civil e, a partir de agora, passa a acumular os dois cargos. A cerimônia aconteceu no Palácio da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo),

Aro substitui Gustavo Valadares (Mobiliza), que deixa a pasta após sair desgastado por não conseguir emplacar deputados governistas nas principais comissões na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Leia também

Afagos à Assembleia

Em sua primeira entrevista como secretário de Governo, Aro adotou um discurso conciliador ao falar sobre a relação entre Executivo e Assembleia."Nós respeitamos, e não poderia ser diferente, as deliberações que vierem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É um poder independente, que tem autonomia para tomar as suas decisões, mas cabe a nós, Poder Executivo, enviar propostas para a Assembleia, para que lá sejam debatidas, melhoradas, discutidas. E é isso que nós vamos fazer em todas elas”, afirmou Aro.

O secretário disse ainda que espera construir uma relação de colaboração com o presidente da ALMG, o deputado Tadeu Martins Leite (ALMG). “Fui vereador, fui deputado federal durante oito anos. Eu conheço o Parlamento, respeito o Parlamento, e não tenho dúvidas que nossa relação será republicana, amistosa e de cooperação”, disse. “Nós queremos cooperar com o presidente Tadeuzinho, e esperamos dele também uma cooperação com aquelas pautas que são importantes para o governo do estado”, acrescentou.

Questionado sobre as prioridades da Secretaria de Governo a partir de agora, Aro apontou a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) como a principal delas. “Temos vários projetos importantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre eles, eu citaria aqui que o mais importante para a gente é o Propag, a adesão de Minas ao Propag”, destacou. “Esse é o nosso grande desafio agora, aderir ao Propag, para que nossa dívida seja refinanciada e a gente possa, então, ter condições de pagar as parcelas da dívida com a União. Esse, sem sombras de dúvida, é o nosso primeiro grande desafio na ALMG.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.