O ex-deputado federal Marcelo Aro (PP) tomou posse nesta quinta-feira (20) como novo secretário de Governo de Minas Gerais. Ele já chefiava a Secretaria da Casa Civil e, a partir de agora, passa a acumular os dois cargos. A cerimônia aconteceu no Palácio da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, e contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo),
Aro substitui Gustavo Valadares (Mobiliza), que deixa a pasta
Afagos à Assembleia
Em sua primeira entrevista como secretário de Governo, Aro adotou um discurso conciliador ao falar sobre a relação entre Executivo e Assembleia."Nós respeitamos, e não poderia ser diferente, as deliberações que vierem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. É um poder independente, que tem autonomia para tomar as suas decisões, mas cabe a nós, Poder Executivo, enviar propostas para a Assembleia, para que lá sejam debatidas, melhoradas, discutidas. E é isso que nós vamos fazer em todas elas”, afirmou Aro.
O secretário disse ainda que espera construir uma relação de colaboração com o presidente da ALMG, o deputado Tadeu Martins Leite (ALMG). “Fui vereador, fui deputado federal durante oito anos. Eu conheço o Parlamento, respeito o Parlamento, e não tenho dúvidas que nossa relação será republicana, amistosa e de cooperação”, disse. “Nós queremos cooperar com o presidente Tadeuzinho, e esperamos dele também uma cooperação com aquelas pautas que são importantes para o governo do estado”, acrescentou.
Questionado sobre as prioridades da Secretaria de Governo a partir de agora, Aro apontou a adesão do estado ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) como a principal delas. “Temos vários projetos importantes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Entre eles, eu citaria aqui que o mais importante para a gente é o Propag, a adesão de Minas ao Propag”, destacou. “Esse é o nosso grande desafio agora, aderir ao Propag, para que nossa dívida seja refinanciada e a gente possa, então, ter condições de pagar as parcelas da dívida com a União. Esse, sem sombras de dúvida, é o nosso primeiro grande desafio na ALMG.