A Polícia Federal divulgou no Diário Oficial da União desta sexta-feira (14) a autorização para a realização de um novo concurso público. O processo seletivo oferecerá mil vagas na área policial, distribuídas entre os cargos de delegado, perito criminal, agente, escrivão e papiloscopista. A distribuição das vagas será a seguinte:
- Delegado de polícia federal: 120 vagas
- Perito criminal federal: 69 vagas
- Agente de polícia federal: 630 vagas
- Escrivão de polícia federal: 160 vagas
- Papiloscopista policial federal: 21 vagas
A autorização é assinada pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. O prazo para a publicação do edital de abertura das inscrições para o concurso será de até seis meses – contados a partir desta sexta (14).
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, disse, no fim de janeiro, que o quadro histórico da PF é de 15 mil agentes, mas a corporação conta, hoje, com cerca de 13 mil profissionais.
“O presidente anunciou esse concurso para mostrar a prioridade do governo no investimento em segurança pública. Com esse concurso, que irá se abrir, e o ingresso de mais mil policiais esse ano, e mais mil no ano que vem, voltaremos à média histórica de 15 mil policiais”, afirmou Lewandowski após reunião no Planalto no último dia 29.