O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump disse nesta sexta-feira (17) que sua posse acontecerá dentro do Capitólio devido a previsão do tempo. A expectativa é que Washington registre “temperaturas glaciais” na segunda-feira, data da cerimônia.
“Há uma onda ártica varrendo o país”, escreveu Trump em sua rede Truth Social. “Por isso, ordenei que o discurso de posse, além das orações e outros discursos, sejam realizados na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos”, acrescentou.
- Posse de Trump: saiba quais políticos brasileiros devem ir à cerimônia
- Posse de Trump: saiba quem vai representar o Brasil na cerimônia
A mudança significa que Trump não ficará nos degraus do Capitólio, onde tradicionalmente os presidentes eleitos recebem as boas-vindas de uma multidão de eleitores. A última vez que um presidente americano fez seu discurso de posse em um local fechado foi em 1985, quando Ronald Regan também mudou a cerimônia por causa do frio.
Segundo a previsão do tempo, Washington deve ter temperaturas negativas na segunda-feira, com o vento aumentando a sensação de frio. Nas redes sociais, Trump garantiu que convidados vão comparecer aos eventos dentro do Capitólio, incluindo as orações, o discurso inaugural de Trump e o canto do hino nacional.
No entanto, os apoiadores de Trump vão poder conferir a posse por uma transmissão ao vivo na arena esportiva Capital One de Washington. O presidente eleito afirma que irá para lá após a cerimônia.
“Abriremos a Capital One Arena na segunda-feira para a exibição ao vivo deste evento histórico e para sediar o desfile presidencial. Eu me juntarei à multidão na Capital One, após minha posse”, garantiu.
*Com informações de AFP