Ouvindo...

Pix: governo publica MP que reforça gratuidade nos pagamentos

Assinatura da MP acontece após onda fake news sobre eventual taxação do Pix

Houve recuo do governo na fiscalização do Pix

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou nesta quinta-feira (16) a medida provisória que define que transferências financeiras via Pix não podem ser tributadas ou sobretaxadas.

O Pix já é livre de tributos, mas a MP reafirma esse entendimento para evitar cobranças futuras, segundo o governo. Medida acontece após onda de fake news envolvendo o tema.

A MP diz: “Constitui prática abusiva, para os efeitos do art. 39 da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, a exigência, pelo fornecedor de produtos ou serviços, em estabelecimentos físicos ou virtuais, de preço superior, valor ou encargo adicional em razão da realização de pagamentos por meio de Pix à vista”.

Leia também

O anúncio sobre a publicação da MP foi dado na quarta-feira (15) pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na ocasião, ele o secretario da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informaram que o governo irá revogar o ato do órgão que ampliou as normas de fiscalização sobre operações financeiras, incluindo o Pix, medida que causou ruído na comunicação do governo.

Medidas provisórias têm efeito imediato a partir de sua publicação, mas precisam de aprovação pelo Congresso Nacional no prazo máximo de 120 dias. Caso contrário, perdem validade.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.