Os vereadores de Belo Horizonte votam nesta segunda-feira (11) um projeto de lei do prefeito Fuad Noman (PSD) que autoriza a Prefeitura de BH a pegar empréstimo de cerca de R$ 300 milhões para obras no corredor da Avenida Amazonas.
O projeto 903/2024 autoriza a prefeitura da capital mineira a celebrar uma operação de crédito junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no valor de até 50 milhões de euros (que na cotação desta semana representam mais de R$ 300 milhões).
Os recursos, se autorizados pelos vereadores, serão aplicados no Programa de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano Integrado de BH - Mobilidade Sustentável.
“Dentre as intervenções previstas, destaca-se a construção de um novo terminal de integração de ônibus para troncalização e racionalização de linhas municipais e metropolitanas para o Corredor Amazonas. Essa intervenção igualmente implicará na construção de unidades habitacionais e reassentamento de famílias. Ademais, a operação financiará a elaboração de projetos e obras de melhoria na circulação viária, incluindo a implantação de estações de transferência do MOVE na área hospitalar e a requalificação de calçadas e pavimentos em vias estratégicas para melhoria das condições de ciclabilidade e caminhabilidade no hipercentro”, explica a prefeitura de BH no pedido do empréstimo.
O projeto é o segundo da pauta que será votada pelos vereadores em sessão extraordinária, convocada para segunda-feira (11). Além do projeto do Corredor Amazonas, a pauta da Câmara Municipal terá também outros 34 projetos.