O valor da bolsa para o Pé-de-Meia Licenciatura, que o governo federal deve lançar neste mês, vai ultrapassar R$ 500 reais. A informação foi adiantada pelo ministro da educação, Camilo Santana, durante entrevista coletiva no encerramento da Reunião Global da Educação, em Fortaleza, no Ceará, nesta sexta-feira (1).
Além de mencionar valor, o ministro explicou que o critério de seleção será a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Mais de 500 reais. Fora a poupança que terá no final do ano. Então,a ideia é que a gente quer que os bons alunos possam fazer a licenciatura, tá faltando professor de matemática, de física, de química, de biologia”, explicou Santana.
Segundo ele, usar a nota como critério é uma forma de estimular bons alunos a cursarem licenciatura.
Mais Médicos
O ministro anunciou ainda que o governo federal está planejando um Mais Professores nos moldes do programa Mais Médicos. “Estamos desenhando uma espécie de Mais Professores, numa lógica um pouco do Mais Médicoa, ou seja, onde que aquele professor possa receber um plus a mais no salário dele para ele ir para aquela escola ou para aquela cidade que não tem um professor. É como Mais Médico, o governo federal paga a ele para ele ir para um município que não tem médico”, explicou.