Ouvindo...

Repactuação de Mariana: acordo pode ser assinado na sexta-feira (25)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está reunido com três ministros, no Palácio da Alvorada, para bater o martelo sobre a data de assinatura do acordo

Data limite para fechamento do acordo de Mariana é 05 de novembro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve bater o martelo nesta segunda-feira (21) sobre a data de assinatura do acordo de repactuação de Mariana.

O presidente discute os últimos pontos do acordo com três ministros, incluindo o de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em uma reunião que ocorre nesta segunda-feira (21), no Palácio da Alvorada.

O acordo de repactuação prevê o pagamento de R$ 100 bilhões, em parcelas, ao longo de 20 anos ao Governo Federal, aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, além dos municípios atingidos pelo rompimento da barragem.

Outros R$ 32 bilhões serão utilizados para o pagamento de obrigações de execução da Samarco, incluindo indenizações individuais, reassentamento e recuperação ambiental.

Leia também

Existe a possibilidade de o acordo ser assinado nesta sexta-feira (25), em uma cerimônia no Palácio do Planalto.

Ainda há um entrave envolvendo a discussão sobre as indenizações individuais, o que pode adiar a assinatura do acordo para a próxima semana. Alguns interlocutores de Lula defendem que o acordo seja assinado em Minas Gerais.

A palavra final será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já adiantou que pretende concluir as tratativas e assinar o acordo de repactuação ainda este mês.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.