Caso Robinho: Fux vota contra soltura de ex-jogador e Gilmar adia julgamento

O ex-jogador cumpre pena por estupro coletivo no Presídio de Tremembé, em São Paulo

Robinho, ex-jogador de futebol, foi preso após condenação por estupro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux votou nesta sexta-feira (13) para negar dois pedidos de liberdade do ex-jogador Robson de Souza, o Robinho, preso há quase cinco meses em Tremembé, no interior de São Paulo. O caso começou a ser julgado às 11h, no Plenário Virutal, mas 10 minutos após o início do julgamento, o ministro Gilmar Mendes pediu vista e suspendeu a análise do caso.

Nas ações, a defesa de Robinho questiona a legalidade da prisão e contesta o cumprimento da pena de nove anos em território brasileiro. A medida foi determinada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que atendeu um pedido da Justiça Italiana. Na época, os ministros da Corte não avaliaram a inocência ou culpa de Robinho, apenas autorizaram o cumprimento da pena.

Leia também

O ministro Luiz Fux, que é o relator dos habeas corpus no STF, foi o único a apresentar voto antes da suspensão. Ele negou a tentativa da defesa de livrar o jogador da prisão e afirmou que a decisão do STJ de atender o pedido da Justiça Italiana é previsto em lei.

Desde o dia 22 de março, o ex-atleta cumpre pena no Presídio de Tremembé 2, em São Paulo. A análise do recurso deveria ser finalizada no dia 20 de setembro, prazo final para que os demais ministros apresentem seus votos, mas com o pedido de vista, o julgamento fica suspendo por 90 dias.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Ouvindo...