Ouvindo...

Lula elogia Galípolo, indicado para a presidência do BC: ‘Pessoa competentíssima“

Presidente da República sinalizou que seguirá as orientações do economista sobre a taxa de juros e criticou o atual chefe do BC, Roberto Campos Neto

Gabriel Galípolo foi indicado pelo presidente Lula para assumir o Banco Central a partir de 2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou nesta sexta-feira (30) o economista Gabriel Galípolo, indicado por ele para assumir a presidência do Banco Central (BC) a partir de 2025. Segundo ele, o atual diretor de Política Monetária da autarquia tem o “perfil de uma pessoa competentíssima”.

Lula criticou mais uma vez o atual patamar da taxa de juros básica, a Selic, que está em 10,5% ao ano e sinalizou que acolherá as orientações de Galípolo à frente do BC.

“Se um dia o Galípolo chegar para mim e falar: ‘Olha, tem que aumentar os juros’, ótimo. Ele tem o perfil de uma pessoa competentíssima. Competentíssima. E um brasileiro que gosta do Brasil”, afirmou o presidente em entrevista ao programa Hora H, da Rádio MaisPB.

Leia também

Na quinta-feira (29), Lula encaminhou formalmente ao Senado a indicação de Galípolo para presidir o Banco Central. O ato foi publicado na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União. O economista precisa do aval dos senadores para ser empossado no cargo.

O chefe do Executivo também criticou o atual presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, que encerra seu mandato em 31 de dezembro. “O atual presidente do Banco Central, ele age como um político, ele não age como um economista. Ele se oferece em muitas reuniões políticas, coisa que não deveria acontecer”, disse.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.