Ouvindo...

Decretos municipais de situação de emergência em decorrência de incêndios aumentam quase 200%

O levantamento foi divulgado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM)

PF abre 32 inquéritos para investigar origem de incêndios florestais no país | CNN Brasil

Um levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou um aumento de quase 200% na decretação de situação de emergência pelas prefeituras em decorrência das queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Segundo a Confederação, de janeiro até 26 de agosto, foram registrados 167 decretos de emergência, enquanto no mesmo período do ano passado, eram 57 decretos, um aumento de 193%.

Leia também

O levantamento apontou que agosto é o mês com o maior número de ocorrências, com 118 dos 167 decretos de emergência por incêndios florestais neste ano, o que representa 70% do total.

Quando feita a comparação mês a mês, o aumento é de 354%, uma vez que, em agosto do ano passado, foram registrados 26 decretos municipais por esse motivo.

Ainda de acordo com a CNM, mais de 4,4 milhões de pessoas já foram afetadas pelos incêndios florestais no país neste ano.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.