O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, registrou voto nesta sexta-feira (21) para condenar a 17 anos de prisão Antonio Claudio Alves Ferreira. Ele é o homem que ficou conhecido por destruir um relógio do século 17 durante a invasão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.
A ação de Antonio Claudio foi filmada pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto e se tornaram uma das cenas mais marcantes daquele episódio. Com uma camisa preta estampada com o rosto do ex-presidente Bolsonaro, o réu é flagrado derrubando ao chão o relógio que ficava exposto na antessala do gabinete presidencial, no terceiro andar do Palácio do Planalto.
O que o Antônio Claudio talvez não imaginasse é que aquele era um dos símbolos da república. A obra foi trazida por Dom João VI para o Brasil em 1808. O relógio era feito de casco de tartaruga e com um tipo de bronze que não é fabricado há dezenas de anos.
O prejuízo provocado pelo invasor foi tamanho que, no começo desse ano, a peça danificada precisou ser enviada para um restauro na Suíça, pois não havia mão de obra capaz de fazer esse trabalho no Brasil.
O relógio foi um presente da Corte Francesa para a Coroa Portuguesa, e foi desenhada por André-Charles Boulle e fabricada pelo relojoeiro francês Balthazar Martinot.
No voto, Moraes afirmou que há um “robusto conjunto probatório” contra o réu. No inquérito apresentado pela Procuradoria-geral da República, a investigação também aponta que Antonio esteve no acampamento montado em frente ao Quartel General do Exército, em Brasília.
O réu residia em Catalão, cidade do interior de Goiás, antes de cometer o crime no Palácio do Planalto. Ferreira foi preso em Uberlândia (MG) no final de janeiro de 2023. Ele ficou em silêncio em depoimento à Polícia Federal (PF) após a prisão.
O julgamento de Ferreira ocorre no plenário virtual do STF, quando os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico da Corte. A análise do caso se encerra no dia 28 de junho.