Ouvindo...

Times

Pedido de vista adia votação em 1° turno de reajuste de 3,62% a servidores na ALMG

Projeto de lei de autoria do governador Romeu Zema (Novo) fica paralisado na Assembleia até, pelo menos, esta quinta-feira (23)

A análise do projeto de lei sobre o reajuste de 3,62% aos servidores públicos do estado de Minas Gerais ficará paralisada até a tarde desta quinta-feira (23). Isso porque a votação do texto na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) da Assembleia Legislativa, última etapa da tramitação antes da chegada da proposta ao plenário em primeiro turno, não pôde acontecer na tarde desta quarta-feira (22) a pedido do deputado Sargento Rodrigues (PL).

Integrante do grupo de deputados estaduais que reivindica aumento no percentual de reajuste oferecido pelo governador Romeu Zema (PL), Rodrigues solicitou vista ao projeto. Assim, conforme o Regimento Interno da Assembleia, é preciso conceder ao menos 24 horas para que ele possa ler os documentos.

O presidente da FFO, Zé Guilherme (PP), então, convocou uma reunião extraordinária para esta quinta-feira, quando o projeto deverá ser votado na comissão.

O pedido de vista faz com que a proposta só possa chegar ao plenário para a votação na semana que vem. Segundo Sargento Rodrigues, é preciso usar os próximos dias para buscar negociações com o Executivo.

Leia também

“Amanhã, ninguém tem certeza se haverá quórum suficiente e se será aprovado. Ao ser aprovado amanhã, hipoteticamente, só chegará ao plenário na terça-feira. Na terça, receberá emendas em plenário – e, ao receber emendas, terá de voltar à comissão. Ou seja: só nesse pedido de vista, ganhamos no mínimo cinco dias para conversar com o governo com mais tranquilidade”, projetou.

O aumento proposto pela equipe econômica do governador Romeu Zema (Novo) está 1 ponto percentual abaixo da inflação do ano passado, que ficou em 4,62%.

A reportagem acionou a liderança do governo Zema na Assembleia para obter comentário a respeito do pedido de vista. Se houver resposta, este texto será atualizado.


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Leia mais