Ouvindo...

Times

Governo brasileiro lamenta morte de presidente do Irã e chanceler em acidente de helicóptero

Itamaraty publicou nota em solidariedade à população iraniana pelas perdas do presidente e do ministro das Relações Exteriores nesta segunda-feira (20)

O Itamaraty manifestou nesta segunda-feira (20) o pesar do governo brasileiro pela morte do presidente do Irã, Ebrahim Raisi, e do ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, em um acidente aéreo nesse domingo (19).

As autoridades iranianas retornavam do Azerbaijão quando o helicóptero em que estavam caiu em uma região montanhosa do Irã. A instabilidade do clima teria derrubado a aeronave.

“O governo brasileiro recebeu com profunda consternação as notícias das mortes do presidente da República Islâmica do Irã, Ebrahim Raisi, do chanceler Hossein Amir Abdollahian e de outras autoridades do país”, publicou o Ministério das Relações Exteriores nesta manhã.

Leia também

“O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”, acrescentou o Itamaraty.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também lamentou nas redes sociais as mortes dos líderes iranianos. “Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler, Hossein Amir Abdollahian e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítima, ao governo e ao povo iraniano”, escreveu o petista.

Além do presidente e do ministro, também estavam no helicóptero o governador da província do Azerbaijão Oriental, Malek Rahmati, e o líder religioso Hojjatoleslam Al Hashem.

A aeronave caiu na tarde de domingo (19), e os destroços encontrados apenas à noite. Nesta manhã, as autoridades declararam as mortes de Raisi e do chanceler. Os óbitos de Rahmati e Al Hashem ainda não foram confirmados.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Leia mais